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Teoria de Voo08/04/2020

A rotação das pás do rotor principal proporciona?

Felipe Calixto
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Tração e Sustentação ×
Sustentação e Torque ×
Tração e Arrasto ✓
Somente Sustentação ×

Essa resposta é meio dúbia, porque comportaria as respostas:

“Tração e Arrasto” ou “Tração e Sustentação”

Podemos dizer que o rotor produz unicamente a força “tração” que é utilizada para levar a aeronave para cima e para algum lado (frente, trás, direita e esquerda).

Nessa linha, a resposta “Tração e Arrasto” é a ideal, pois: Se estou chamando a força que o rotor produz de Tração, então ele gera somente a tração e, é claro, como tudo o que está no helicóptero, ele produz arrasto. Tanto o arrasto que dificulta a rotação do próprio rotor, quanto o arrasto que atua se opondo ao deslocamento do helicóptero em si.

Essa resposta é tecnicamente correta e é a resposta dessa questão.

————————————————————————————

Mas vale destacar que para as questões que temos que fazer cálculos de Tração e Sustentação, esses nomes assumem uma outra conotação:

O rotor produz uma força, que vamos chamar de Força do Disco ou, para simplificar, força. Essa força é decomposta em 2 componentes: Vertical (sustentação) e Horizontal (Tração) – Vide desenho.

A sustentação mantém o helicóptero no ar e a tração move o helicóptero para algum lado.

Existem exercícios onde a é dada a força gerada pelo rotor, a inclinação do mesmo e é preciso dizer quanta força há em cada componente (Tração e Sustentação) ou variações desses. Nesse caso vamos assumir a que a palavra tração refere-se ao componente horizontal da força.

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A gasolina que o carburador entregará ao ar está na forma:

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Assinalar a afirmativa incorreta. Num voo horizontal:

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