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Meteorologia
19/01/2018

A temperatura no cume de uma montanha de 5.500 pés de altitude é igual a ISA menos 4. Com estes valores, conclui-se que a temperatura ambiente no referido nível é de:

0ºC × +5ºC × -5ºC × 0ºC ✓ Veja a figura abaixo:ISA para 5.500 pés = 4ºC,...
Felipe Calixto
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Meteorologia
22/01/2018

Ao efetuar uma subida para o FL125, decolando de um aeródromo com 2500 pés de elevação e temperatura de 20 graus Celsius, a temperatura média na subida será:

10 ✓ 0 × 5 × 20 × Subindo de 2.500 ft para 12.500 ft, vamos subir 10.000 ft e...
Felipe Calixto
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Meteorologia
22/01/2018

Nuvens cumulus formam a 1.500 metros de altura. A temperatura do ponto de orvalho no nível de 700 metros é de 14ºC. Qual a temperatura do ar na base das nuvens?

12,4ºC ✓ 12,2ºC × 14,2ºC × 14,6ºC × A razão adiabática do ponto de orvalho é de...
Felipe Calixto
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Meteorologia
22/01/2018

Nuvens Cumulus apresentam base a 2000 m. Sendo a temperatura do ponto de orvalho na base da nuvem de 10ºC, a temperatura do ar na superficie será de:

30ºC ✓ 28ºC × 32ºC × 30,5ºC × Se a temperatura do ar na base da nuvem é 10ºC, a...
Felipe Calixto
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Meteorologia
22/01/2018

Determinar a temperatura do ponto de orvalho na base de uma nuvem cumulus, sabendo que a mesma encontra-se a 1.500 metros de altura e que a temperatura do ar e do ponto de orvalho, ambas à superfície, são respectivamente de 32 e 20 graus Celsius:

17ºC ✓ 18ºC × 16ºC × 19ºC × Primeiro vamos rever o conceito: Razão seca (fora...
Felipe Calixto
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Meteorologia
22/01/2018

Em principio o aumento da temperatura, numa região sob a influência de uma massa de ar tropical, determina a aproximação de uma(a):

Massa de ar polar  ✓ Frente quente × Confluência Tropical × Nevoeiro Pré...
Felipe Calixto
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Meteorologia
22/01/2018

Uma aeronave na altura de 600 m, verifica temperatura do ar 25ºC e ponto de orvalho de 17ºC. Qual a altura da base das nuvens convectivas ai formadas?

1000m × 1600m ✓ 2000m × 2400m × Essa questão é um cálculo de NCC (Nível de...
Felipe Calixto
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  • Calcule VA:
  • Uma ANV voa com PV = 330° e MR = 005°. Para regressar sob o mesmo vento, manterá PV:
  • Afastando-se de um NDB com a estação na cauda e mantendo PM 040º, o piloto terá indicado no ADF:

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