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Teoria de Voo13/11/2018

Um helicóptero pesando 1500 kgf, ao efetuar uma curva com inclinação de 20 graus, estará submetido a um fator de carga igual a:

Felipe Calixto
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Dados:
sen 20 = 0,34
cos 20 = 0,93

a) 1,070 G ✓
b) 2,94 G ×
c) 1612,90 G ×
d) 4411,76 G ×

Só para facilitar a terminologia, vamos deixar que N = F / W

Veja que L está oposta ao W e portanto tem que ser L = W se não o helicóptero perde altitude.

Então a gente pega isso aqui e da uma mexidinha, porque queremos achar a força, sabendo que L = 1500:

𝐿 = 𝐹 𝑥 𝐶𝑜𝑠(20º)
F = L / 𝐶𝑜𝑠(20º)

F = L / 𝐶𝑜𝑠(20º) ==> 1500 ÷ 0,93 = 1.612

Faz sentido, a força que o rotor gera em uma curva é superior ao peso, igual no avião… Na curva a asa gera mais sustentação do que o peso.

Agora a gente finaliza: N = 1.612 ÷ 1.500 = 1,07 G

Nota: As alternativas são absurdas, a única possível é a alternativa A

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Um helicóptero pesando 10.000 LBF, a partir do voo pairado, tem seu rotor inclinado 30 graus a frente, sem que o piloto altere a posição do coletivo e da manete. Neste caso a componente vertical da sustentação e a tração valerão, respectivamente:

PROXIMO

Uma aeronave voando no FL080, com temperatura verdadeira de 60º negativos, estará com altitude verdadeira:

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