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Meteorologia17/01/2018

Uma aeronave voando no FL085 com uma altitude verdadeira de 8.800 pés, conclui-se que a pressão ao nível do mar é de:

Felipe Calixto
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A única forma do avião estar com uma altitude verdadeira maior que a indicada, é ela estar utilizando uma referência de pressão que esteja acima do QNH (desenhe o nivel do mar, e um pouco acima uma linha reta na horizontal representando o QNE, que é 1013,2 hPa. É a partir dessa referência que o avião estará voando mais alto que a altitude indicada, que no caso é 8.500). Veja como fica na prática:

Bom… Se essa referência de 1013 está acima do nivel do mar, vamos descer para o nível do mar ganhando pressão, pois quanto mais baixo maior será a pressão, concorda?

Como a linha de referência está a 300 pés acima, vamos dividir isso por 30 (1hPa/30 pés):

300/30 = 10

10 hPa a mais no nível do mar:

1013,2 + 10 = 1023,2 hPa.

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Uma aeronave decola de um aeródromo onde o QNH no momento é de 1004,2 hPa. Ao atingir a altitude de transição de 5.000 pés mudou para o ajuste previsto e com a mudança o altímetro passou a indicar:

PROXIMO

Uma aeronave encontra-se pousada numa pista onde o ajuste a zero é de 930 hPa e o QNH de 1007 hPa. Com estas informações, sabe-se que a altitude pressão da aeronave é de:

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